As pesquisas de satisfação do cliente são instrumentos que viabilizam um diálogo objetivo entre uma empresa e seu público-alvo, possibilitando que os consumidores opinem sobre o produto ou serviço oferecido. Justamente por isso, tratam-se de ferramentas estratégicas para que a companhia aprimore cada vez mais o atendimento. Com a plataforma Meu Atendimento Virtual você pode criar formulários de pesquisa de satisfação do cliente e, com isso, alavancar o seu negócio. Neste post vamos demonstrar como configurar uma pesquisa de satisfação em nossa plataforma.
Criando um formulário para pesquisas de satisfação do cliente #
No painel de configurações da plataforma clique em “Formulários”.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/painel-1-1024x462.png)
Nesta página você pode editar os formulários já existentes ou criar novos formulários. Para isso, clique em “Novo”.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/checklist-1024x294.png)
Em seguida, preencha os campos com as características do formulário. Em “Tipo de Formulário” selecione “Pesquisa de Satisfação de Atendimento”.
![pesquisas de satisfação](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0934-1-742x1024.jpg)
Em seguida, você deve selecionar os serviços aos quais o formulário estará vinculado (você pode optar por vincular todos os serviços ou apenas alguns).
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2023/01/servicos.jpg)
DICA: acesse nossos tutoriais de configuração de serviços e configuração de pontos de atendimento.
Cabe destacar que as pesquisas de satisfação podem ser coletadas de diversas modos, entre eles:
1 – Por meio de uma tela de coleta #
Com esse modo de coleta a pesquisa de satisfação será exibida em uma tela específica no seu local de atendimento. Para isso, é necessário fazer a vinculação dessa tela ao formulário e depois clicar em “Salvar”, conforme demonstrado na imagem abaixo.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0940.jpg)
*Caso você ainda não tenha configurado uma tela de coleta, acesse o menu lateral da plataforma e clique em “Telas Gerais”. Nessa página você pode configurar uma tela específica para a pesquisa de satisfação.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/gerais-1024x316.png)
2 – Com a utilização do QR code #
Com esse modo de coleta a pesquisa de satisfação ficará disponível em cada ponto de atendimento desejado. Para ter acesso ao QR code basta acessar a aba dos “Pontos de Atendimento” no menu lateral e depois clicar no botão “Abrir” na coluna de “Detalhes”. Você poderá imprimir o QR code e disponibilizá-lo no ponto de atendimento. Com isso, os clientes responderão à pesquisa de satisfação pelo próprio aparelho celular.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2023/01/qr-code-1024x356.png)
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2023/01/qr-code-1-1024x589.png)
Além disso, você pode optar por enviar as pesquisas de satisfação por e-mail para os seus clientes.
Configurando as questões do formulário #
Depois de salvar o formulário você deve elaborar as questões a serem respondidas. Para isso, clique em “Criar nova Questão” e preencha os campos indicados.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/questoes-1024x239.png)
![questão do formulário de pesquisa de satisfação](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0941-795x1024.jpg)
Note que você deve indicar qual é o tipo de resposta desejada para a pergunta elaborada. Caso a resposta esteja em alternativas, você deve digitá-las no campo específico, separando cada alternativa por uma vírgula.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0943-823x1024.jpg)
Por fim, basta clicar em “Salvar”. Caso o seu formulário tenha mais de uma questão, repita o procedimento.
Como a pesquisa de satisfação funciona na prática #
Ao final de cada atendimento o formulário com a pesquisa de satisfação será apresentado, conforme configurado na criação do formulário, permitindo que o cliente/consumidor emita sua opinião sobre o atendimento.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0948-1024x473.jpg)
Além disso, caso você tenha habilitado o acompanhamento da fila por QR code, o cliente/consumidor poderá preencher a pesquisa de satisfação diretamente por seu próprio aparelho celular ao final do atendimento.
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0944-1.jpg)
![](https://meuatendimentovirtual.com.br/wp-content/uploads/2022/11/IMG_0946.jpg)
Conclusão #
Neste post demonstramos como criar pesquisas de satisfação do cliente, ferramentas estratégicas para aprimorar a qualidade do atendimento oferecido. Esperamos que o tutorial tenha sido útil e nos colocamos a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas! Lembre-se de conferir nossos outros tutoriais disponíveis e acompanhe as novidades no blog.