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Como configurar a impressão de senhas de atendimento

4 minutos de leitura

Com o Meu Atendimento Virtual você pode configurar a impressão de senhas de atendimento, aprimorando o gerenciamento das filas de espera. Nossa plataforma permite que você vincule uma impressora ao sistema, de maneira que o comando de impressão é enviado diretamente pelo computador que está exibindo a tela de autoatendimento. Nesse tutorial vamos demonstrar como realizar essa configuração.

I – Instalando os drivers da impressora #

O primeiro passo a ser seguido é a instalação dos drivers da impressora no computador que você deseja utilizar. Para isso, siga atentamente o manual de instruções do fabricante da sua impressora. Lembramos que as instruções de instalação e de uso variam de acordo com cada fabricante ou tipo de dispositivo.

II – Configurando o painel de controle #

Após instalar os drivers da impressora, acesse o “Painel de Controle” em seu computador e em seguida clique em “Exibir impressoras e dispositivos”.

A impressora que você instalou deverá aparecer na tela seguinte, conforme demonstrado abaixo. Você deverá localizar o ícone do dispositivo correto e, em seguida, clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Dentre as opções disponíveis, clique em “Propriedades da Impressora”.

Configurações da impressora

Em seguida, clique na aba “Compartilhamento” e ative a opção “Compartilhar esta impressora”. No campo “nome de compartilhamento”, é obrigatório utilizar o nome “ticket-printer” para que o compartilhamento funcione corretamente. Por fim, basta clicar em “Ok”.

III – Habilitando impressão #

Impressão de Senhas usando Chrome, Firefox ou outros navegadores #

Para utilizar navegadores que não sejam os da Microsoft, é necessário utilizar um aplicativo auxiliar para efetuar a conexão entre o navegador e a impressora. Esse aplicativo pode ser baixado através de nossa página no GitHub, onde estão as instruções sobre como executá-lo. Este é o método que mais recomendamos. Siga os seguintes passos:

  • Faça o download do arquivo main.exe e salve-o na área de trabalho, pois ele será utilizado para estabelecer a conexão com a impressora.
  • Verifique as configurações de impressão na plataforma. Acesse a área administrativa e navegue até Configurações > Geral.
  • Marque a opção “Imprimir Senha”.
  • No campo “Método de impressão de senhas”, selecione a opção “Aplicativo de Impressão”.
  • Certifique-se de seguir essas configurações para garantir que a impressão de senhas de atendimento funcione corretamente;
  • Pronto! Basta manter a aplicação aberta para que a impressão de senhas funcione corretamente.

Impressão via Microsoft Edge usando o Modo de Compatibilidade com o Internet Explorer (IE). #

Usuários que possuem máquinas em versões mais antigas do Windows e que usam o Microsoft Edge no modo IE devem seguir os passos abaixo. Com esse método, você só poderá utilizar a tela do totem de autoatendimento e não será possível gerir a fila de atendimento. Para acessar as demais funcionalidades que não envolvem impressão, utilize outro navegador.

Para imprimir através do Internet Explorer ou do Microsoft Edge no modo IE, é necessário que você habilite o componente “ActiveX” no seu navegador de internet. Para habilitar o “ActiveX” siga os passos seguintes:

  • Acesse as “Opções da Internet” pesquisando na barra de pesquisa do Windows ou pelo menu “Ferramentas” no navegador;
  • Na aba “Segurança”, selecione o item “Sites confiáveis”;
  • Na tela seguinte, clique no botão “Sites” e digite o domínio: *.meuatendimentovirtual.com.br;
  • Em seguida, clique em “Adicionar” e depois em “Fechar”;
  • Agora você deve clicar no botão “Nível Personalizado”;
  • Procure pelo item “Inicializar e executar scripts de controles ActiveX não marcados como seguros” e marque a opção “Habilitar”;
  • Feche a janela e atualize a página do seu navegador.

Para quem tiver dúvida sobre como configurar o modo Internet Explorer a partir do Edge, siga o tutorial disponível neste link: https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-edge/modo-internet-explorer-no-microsoft-edge-6604162f-e38a-48b2-acd2-682dbac6f0de

IV – Configurando a Impressão na Plataforma #

Para configurar as senhas que serão impressas acesse o ícone de “Configurações” na Dashboard do sistema, ou clique no ícone do seu usuário no canto superior direito da tela e depois em “Configurações”.

No Painel da sua organização, clique em “Configurações” e depois em “Geral“. Em seguida, selecione a opção “Imprimir Senha” e de forma opcional adicione os textos de “Cabeçalho” e “Rodapé” da forma como preferir. Esses textos são adicionados na senha impressa. Escolha também o “Método de impressão de senhas“, onde temos duas opções disponíveis:

  • Microsoft Edge – Active X: Para impressão usando o Microsoft Edge em modo IE;
  • Aplicativo de Impressão: compatível com qualquer navegador, porém é necessário que o aplicativo esteja sendo executado para que a plataforma consiga se conectar com a impressora;
Painel de configurações

V – Impressão de senhas #

Após finalizar a configuração da impressão de senhas, você pode testar se a impressão está funcionando. Para isso, acesse a tela de “Seleção de Senha” e siga as etapas para a emissão da senha desejada, que deve ser impressa ao final do processo

Painel de seleção de senha

É recomendável que você acesse o tutorial sobre configuração das telas de autoatendimento clicando aqui. No tutorial, mostramos como configurar quais serviços são disponibilizados para que o cliente possa escolher na tela. Ao final do procedimento, a senha será impressa e o seu cliente terá em mãos uma via física da senha de chamada, como no exemplo abaixo:

VI – Erros Comuns #

Se a senha não for impressa ao final do processo, siga os passos abaixo:

  • Verifique se foi criada a pasta c:\printer-temp\. Caso a pasta não tenha sido criada, provavelmente o usuário não tinha permissão administrativa para criar a pasta. Então crie a pasta manualmente e tente novamente.
  • Verifique se foi criado o arquivo c:\printer-temp\ticket-printer.txt e abra o arquivo para conferir se os dados do ticket estão presentes nele. Caso o arquivo não tenha sido gerado, tente fazer login com um usuário que seja administrador da máquina;
  • Se o arquivo está correto e ainda assim a impressão não funcionou, confira se a impressora está acessível. Para isso abra o navegador de arquivos do windows e digite na barra de endereço \\localhost\. Se a impressora não estiver lá, revise o item II deste tutorial. Se a impressora estiver lá e aparecer como online, você precisa tentar imprimir um arquivo texto manualmente e verificar se há algum erro na impressora;
  • Alternativamente, abra o Prompt de Comando do Windows e digite o comando “cmd /c type c:\printer-temp\ticket-printer.txt > \\localhost\ticket-printer”

Esperamos que este post tenha sido útil! Lembre-se de conferir nossos outros tutoriais disponíveis e acompanhe as novidades no blog. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!

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