Como configurar a impressão de senhas de atendimento

Com o Meu Atendimento Virtual você pode configurar a impressão de senhas de atendimento, aprimorando o gerenciamento das filas de espera. Nossa plataforma permite que você vincule uma impressora ao sistema, de maneira que o comando de impressão é enviado diretamente pelo computador que está exibindo a tela de auto atendimento. Nesse tutorial vamos demonstrar como realizar essa configuração.

I – Instalando os drivers da impressora #

O primeiro passo a ser seguido é a instalação dos drivers da impressora no computador que você deseja utilizar. Para isso, siga atentamente o manual de instruções do fabricante da sua impressora. Lembramos que as instruções de instalação e de uso variam de acordo com cada fabricante ou tipo de dispositivo.

II – Configurando o painel de controle #

Após instalar os drivers da impressora, acesse o “Painel de Controle” em seu computador e em seguida clique em “Exibir impressoras e dispositivos”.

A impressora que você instalou deverá aparecer na tela seguinte, conforme demonstrado abaixo. Você deverá localizar o ícone do dispositivo correto e, em seguida, clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Dentre as opções disponíveis, clique em “Propriedades da Impressora”.

Configurações da impressora

Em seguida, clique na aba “Compartilhamento” e ative a opção “Compartilhar esta impressora”. Você deverá escolher um “nome de compartilhamento”; nesse exemplo vamos utilizar o nome “ticket-printer”. Por fim, basta clicar em “Ok”.

III – Habilitando o seu navegador #

Usando o Internet Explorer ou Microsoft Edge no modo IE #

Usuários que possuem máquinas em versões mais antigas do Windows, que ainda são compatíveis com o Internet Explorer, ou que usam o Microsoft Edge no modo IE, devem seguir os passos abaixo. Para outros tipos de navegadores, veja mais abaixo.

Para imprimir através do Internet Explorer ou do Microsoft Edge no modo IE, é necessário que você habilite o componente “ActiveX” no seu navegador de internet. Para habilitar o “ActiveX” siga os passos seguintes:

  • Acesse o menu “Ferramentas” e clique em “Opções da Internet”;
  • Na aba “Segurança”, selecione o item “Sites confiáveis”;
  • Na tela seguinte, clique no botão “Sites” e digite o domínio: *.meuatendimentovirtual.com.br;
  • Em seguida, clique em “Adicionar” e depois em “Fechar”;
  • Agora você deve clicar no botão “Nível Personalizado”;
  • Procure pelo item “Inicializar e executar scripts de controles ActiveX não marcados como seguros” e marque a opção “Habilitar”;
  • Feche a janela e atualiza a página do seu navegador.

Para quem tiver dúvida sobre como configurar o modo Internet Explorer a partir do Edge, siga o tutorial disponível neste link: https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-edge/modo-internet-explorer-no-microsoft-edge-6604162f-e38a-48b2-acd2-682dbac6f0de

Impressão de Senhas usando Chrome, Firefox ou outros navegadores #

Para utilizar navegadores que não sejam os da Microsoft, é necessário utilizar um aplicativo auxiliar para efetuar a conexão entre o navegador e a impressora. Esse aplicativo pode ser baixado através de nossa página no GitHub, onde estão as instruções sobre como executar o aplicativo.

IV – Configurando a Impressão na Plataforma #

Para configurar as senhas que serão impressas acesse o ícone de “Configurações” na Dashboard do sistema, ou clique no ícone do seu usuário no canto superior direito da tela e depois em “Configurações”.

No Painel da sua organização, clique em “Configurações” e depois em “Geral“. Em seguida, selecione a opção “Imprimir Senha” e adicione os textos de “Cabeçalho” e “Rodapé” da forma como preferir. Esses textos são adicionados na senha impressa. Escolha também o “Método de impressão de senhas“, onde temos duas opções disponíveis:

  • Microsoft Edge – Active X: para impressão usando o Microsoft Edge em modo IE ou via versões antigas do Internet Explorer;
  • Aplicativo de Impressão: compatível com qualquer navegador, porém é necessário que o aplicativo esteja sendo executado para que a plataforma consiga se conectar com a impressora;
Painel de configurações
Configurar a impressão de senhas de atendimento

V – Impressão de senhas #

Depois de finalizar a configuração da impressão de senhas, você pode testar se a impressão está funcionando. Para isso, acesse a tela de “Seleção de Senha” e siga as etapas para a emissão da senha desejada, que deve ser impressa ao final do processo

Painel de seleção de senha

É recomendável que você acesse o tutorial sobre configuração das telas de auto atendimento clicando aqui. No tutorial, mostramos como configurar quais serviços são disponibilizados para que o cliente possa escolher na tela. Ao final do procedimento, a senha será impressa e o seu cliente terá em mãos uma via física da senha de chamada.

VI – Erros Comuns #

Se a senha não for impressa ao final do processo, siga os passos abaixo:

  • Verifique se foi criada a pasta c:\printer-temp\. Caso a pasta não tenha sido criada, provavelmente o usuário não tinha permissão administrativa para criar a pasta. Então crie a pasta manualmente e tente novamente.
  • Verifique se foi criado o arquivo c:\printer-temp\ticket-printer.txt e abra o arquivo para conferir se os dados do ticket estão presentes nele. Caso o arquivo não tenha sido gerado, tente fazer login com um usuário que seja administrador da máquina;
  • Se o arquivo está correto e ainda assim a impressão não funcionou, confira se a impressora está acessível. Para isso abra o navegador de arquivos do windows e digite na barra de endereço \\localhost\. Se a impressora não estiver lá, revise o item II deste tutorial. Se a impressora estiver lá e aparecer como online, você precisa tentar imprimir um arquivo texto manualmente e verificar se há algum erro na impressora;
  • Alternativamente, abra o Prompt de Comando do Windows e digite o comando “cmd /c type c:\printer-temp\ticket-printer.txt > \\localhost\ticket-printer”

Esperamos que este post tenha sido útil! Lembre-se de conferir nossos outros tutoriais disponíveis e acompanhe as novidades no blog. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas!

Desenvolvido por BetterDocs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima